Tutorial extremamente simples de como fazer um Monólito e renderizar usando o Eevee no blender 2.8.

Eu gerei uma imagem de grade com o JSplacement e a partir dela eu também gerei o color map e o normal map, essas foram minhas configurações, mais sinta se livre para explorar a sua própria criatividade.

No gimp eu adicionei uma textura de metal para deixar o monolito mais real. A textura que eu usei você pode baixar aqui , e eu recomendo demais o site CC0Textures que contém texturas em 8k com altíssima qualidade e de graça.

Eu apenas coloquei o mapa de cores acima da textura de metal e mudei a operação para Screen.

Vamos usar o box padrão do blender e fazer algumas modificações para ter a forma super complexa do monolito. Essas são as proporções que eu defini:

Aplique a rotação e escala, use o atalho CTRL+A. Mapeie o objeto com a tecla U e a opção Smart UV Projection. E organize a malha para que fique da melhor maneira possível

Agora precisamos de mais vértices para trabalhar com o displacement map, quanto mais vértices, maior o nível de realismo e mais efetivo o displacement porém o render time também será maior. Manter a malha com quadrados uniformes é o segredo do sucesso, use CTRL+R para adicionar novos edge loops e deixar sua malha como a seguinte:

E em seguida subdivida todo o bloco por 10 vezes:

Agora adicione o modificador Displace e crie uma textura dentro do modificador:

Na aba Texture clique em Open e abra o height map criado no JSplacement e de volta ao modificador, mude as coordenadas da textura para UV e a força para -0.050.

Com isso você já tem o monólito praticamente pronto, se preferir você pode mudar a posição do UV Map, rotacionar e escalonar etc e ver o melhor resultado para você.

Esse foi o material que eu criei para o meu monolito:

Eu usei a mesma textura do displace como fator para definir as áreas que emitem luz, e ativei o Bloom na aba render.