Se você ainda não se sente íntimo com o blender 3d, esse tutorial vai ajudá-lo a melhor entender o processo de criação.

Modelagem

Inicie o blender e delete o cubo que vem por padrão. Crie um cilindro com 12 lados(SHIFT+A), escalone no eixo Z para 1.2(S->Z) e rotaciona na vista top em 45°(R).

Crie 4 edge loops(CTRL+R) e posicione como na imagem em seguida crie mais um edge loop no meio. Delete a parte de baixo, e faça duas extrusões na saída da alça… Esse ponto pode parecer confuso, vamos usar a ferramenta Spin para gerar uma curva na extrusão. Posicione o cursor logo abaixo da última extrusão da alça, clique na spin e configure seus valores para 3 e 90°.

Aplique o modificador Mirror para espelhar a parte de cima, marque a opção Clipping para soldar os vértices que se unem e extruda uma última vez a alça, dessa vez para baixo. Após unir delete a face desnecessária e aplique o modificador.

Agora vamos trabalhar a parte interna, faça uma extrusão e clique com o botão direito do mouse para cancelar o movimento, em seguida escalone para dentro com a tecla S. Com mais uma extrusão leve a face para baixo criando a cavidade interna.

Com isso praticamente concluímos o modelo, aplique o modificador Subdivision Surface e configure para 3 subdivisões. Perceba que nossa malha ainda não possui uma estrutura muito sólida então quando suavizamos a malha ela fica com esse aspecto horrível. Vamos adicionar mais loops afim de dar consistência a malha, desative o subdivision surface, não precisa deletar, só desativar. Agora crie mais 4 loops na parte interna e um quinto loop bem próximo da borda, é este quem garante que a malha não distorça com o uso do modificador.

Adicione mais 2 loops nas bordas externas também e de uma atenção a base da caneca. No meu caso eu criei vários loops mas você pode fazer algo mais profissional como colocar menos loop onde não é necessário e trabalhar com faces quadradas, removendo os triângulos.

Crie também mais dois loops, um para cada saída da alça como na imagem, e ative o Subdivision surface novamente, basicamente sua caneca esta pronta.

Cena

Para compor a cena eu fiz apenas um plano que vai simular a superfície de uma mesa, você pode ser bem mais criativo que isso. Crie um primeiro plano e com a tecla (S) escalone para 10. O segundo plano vai servir como emissor de luz da cena, posicione como na imagem.

Material

Primeiro renomeie o plano do solo para mesa, crie um material (Difuse) com o nome mesa e uma cor meio amarronzada. Mesmo procedimento com a luz porém o material é (Emission) e o Strenght 8

E por fim crie o material da caneca, use um (Mix Shader) que vai nos dar a opção de mesclar dois shaders diferente. Para o primeiro vamos usar um (Difuse) e para o segundo (Glossy) No glossy reduza o roughness para 0 e no Factor o valor é 0.150.

Selecione a câmera e ative o Lock Camera To View para posicionar a câmera onde você quiser, não esqueça de desativar depois. Mude a resolução do seu render e aumente os samples para ter uma imagem de qualidade.

Com isso a gente conclui esse tutorial… Fácil não?